terça-feira, julho 31, 2012

O Ambiente de Trabalho do Brasileiro


5     O AMBIENTE DE TRABALHO DO BRASILEIRO
A constatação, fruto de uma pesquisa coordenada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (ipea), vêm acompanhada pelo fato de que quase metade dos trabalhadores brasileiros (45,6%) não se desligam totalmente das suas tarefas profissionais no tempo livre.
Durante o expediente, 95% dos brasileiros têm liberdade para satisfazer suas necessidades pessoais, como tomar água, parar para tomar um café, dentre outros. Outros 72,4% têm permissão resolver problemas pessoais no horário de trabalho, e 83,1% podem conversar sobre assuntos gerais com algum colega. Por outro lado, 15,8% dos trabalhadores não têm tempo ou não têm previsão para seu horário de almoço, e outros 27% só conseguem uma pausa para almoçar e retornar às tarefas do trabalho logo em seguida.
Por mais que o discurso do horário flexível tenha ganhado força nas empresas, 58,5% dos trabalhadores brasileiros possuem horários fixos de trabalho. Nesse quesito, o estudo mostrou uma diferenciação interessante: enquanto a grande maioria dos trabalhadores formais (83,3%) exerce jornadas de trabalho com horário fixo, 74,8% dos trabalhadores autônomos exercem horários flexíveis definidos por eles próprios -- o que já era de se esperar pela própria natureza do trabalho autônomo, aponta o Ipea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário